Grupos de pesquisa

ATABAQUE

Núcleo de Documentação da Cultura Afro-Brasileira

O Núcleo de Documentação da Cultura Afro-Brasileira – ATABAQUE – www.atabaque.furg.br – possui cooperação com o Núcleo de Estudos em Espaço e Representações – NEER – www.neer.com.br.

A produção acadêmica do ATABAQUE se substantifica nos projetos de pesquisa, ensino e extensão e nas atividades culturais e científicas realizadas na História da Arte, na Geografia Cultural, na Conservação de Artefatos, na Questão Capitalismo, Cultura e Representações imbricadas com o Museu da Cidade do Rio Grande,Fototeca Municipal Ricardo Giovannini e com a Pinacoteca Municipal Matteo Tonietti.Ressaltamos que os acervos das Reservas Técnicas destas instituições museológicas constitui por meio de pesquisas o objeto de investigação do ATABAQUE. Neste diálogo com os referidos museus o ATABAQUE obedece à legislação e à técnica de manuseio de acervo pertinente aos museólogos, restauradores e conservadores de artefatos e de bens patrimoniais. O ATABAQUE disponibiliza a reprodução do acervo para fins de pesquisa científica, ensino e extensão e abraça discentes, que sob a orientação dos docentes do grupo, realizam pesquisas nas atividades de coleta de imagens fotográficas, novos processos fotográficos , novas tecnologias de imagens, processos de catalogação, conservação, acondicionamento e de interpretação científica de peças das Reservas Técnicas das instituições museológicas.Estes acervos servem ao objeto da específica problemática social que os orientados observam em seus trabalhos acadêmicos e tem gerado produção científica de curadoria que contextualizam o tema das mostras culturais e científicas relacionadas as contradições da sincrética, miscigenada, hibrida e eclética sociedade brasileira. O ATABAQUE possui cooperação com a FINEP, CNPq, CAPES, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Fundação Cidade do Rio Grande, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande e com o Núcleo de Estudos em Espaço e Representações – NEER .

Coordenação: Prof. Dr. Dario de Araújo Lima


LATECRE-NEER – UFPR Curitiba
Grupo de Pesquisa – Território, Cultura e Representação 
Coordenação: Profª Drª Salete Kozel

Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE-NEER)

Universidade Federal do Paraná- Setor de Ciências da Terra- Departamento de Geografia

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Alberto Torres 

Vice Coordenador: Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho

Objetivos do Laboratório do LATECRE –NEER UFPR – Curitiba

Elaboração de estudos no que tange a análise da construção e das transformações do espaço através de práticas que são culturalmente definidas e diversificadas enquanto representações. Incluindo a diversidade das territorialidades a partir dos conceitos culturais por grupos socioeconômicos, religiosos e étnicos.

Endereço
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 Edifíco João José Bigarella sala 301 – 
Centro Politécnico CEP 81532-980 – Jardim das Américas Curitiba – PR
NEER – Curitiba
neer@ufpr.br

 


 

GEPCULTURA

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vida e Culturas Amazônicas.

Foco nas populações tradicionais da bacia do rio Madeira, abrangendo os estados brasileiros de Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Pará.
Coordenação: Prof. Dr. Josué da Costa Silva UNIR
ac/ Mestrado em Geografia
Campus José Ribeiro Filho, UNIR – Prédio do Mestrado em Geografia
Endereço Br 364, Km 9,5 sentido Acre Porto Velho – Ro Tel. (69) 2182-219

 



GRUPO DE PESQUISA – UFRGS:

O estudo do espaço social e suas transformações, implicações sobre a territorialidade e a gestão territorial.

Laboratório do Espaço Social, Instituto de Geociências, UFRGS

Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43136 – sala 218 Campus do Vale Bairro Agronomia Porto Alegre, RS CEP: 91.590-900

fones: (51)3308.6336; 3308.6342.

Líderes do grupo:

Álvaro Luiz Heidrich – alvaro.heidrich@ufrgs.br

Aldomar Arnaldo Rückert –